Uma das mais belas formas de enaltecer o nosso país

Andava a passear pelas redes sociais e, imediatamente, sou atraída por um desenho magnífico e cheio de pormenores. Claro que fui logo investigar quem era o autor. Quando finalmente chego à sua página, entro num mundo maravilhoso de talento, história, memória e o meu coração acelera de entusiasmo.
Só penso, “O mundo inteiro tem que conhecer o talento deste senhor. Enaltece o nosso país de uma forma maravilhosa. Merece uma condecoração dos mais altos representantes da nossa nação (se é que ainda não o fizeram).”

Já várias vezes deixei bem claro que não sou entendida nestas matérias, pelo que, falo apenas com os sentimentos.
Cresci em casas cheias de pinturas, gravuras e serigrafias nas paredes. Imagens que me ajudaram a perceber a história do nosso país e de que lugares é feito. Imagens que me despertaram a curiosidade e a vontade de viajar.
Numa era em que temos acesso a milhares de fotografias – captadas, diariamente, por milhões e milhões de pessoas – observar um desenho tão detalhado, que implicou muito talento, muito trabalho, emoção, muitas horas de dedicação, uma perspectiva absolutamente única e que mexe realmente connosco é, para mim, muito emocionante. 

José Carlos Teixeira (Rato) tem 62 anos, nasceu em Cascais e é filho do pintor Carlos Teixeira. Explica na sua página que, desde muito cedo, se interessou pelo desenho e se relacionou com as artes plásticas e com os pintores. Em 1971 começou a sua carreira como desenhador de arquitetura que, ainda hoje, mantem. Foi fundador da galeria “Elefante circular” no Bairro Alto, em Lisboa, e colaborou em vários eventos relacionados com a pintura e artes plásticas. Em 2011 inicia a atividade de artesão (Hoba-Zur) e, em 2014, a de artista plástico.

Na sua página, R’Arts, José Carlos Teixeira apresenta-se de uma forma única, escrevendo,“passei metade da minha vida a desenhar em traços finos aquilo que ninguém tinha visto, agora desenho a traços grossos aquilo que todos já viram”.
As suas obras hipnotizam-me, são como cápsulas do tempo que me transportam para datas e momentos em apenas alguns segundos… e me deixam ficar lá… o tempo que me apetecer.
São muitos os desenhos e pinturas que podemos encontrar na sua página. Vale mesmo a pena a visita e espero, um dia, ter o privilégio de conhecer José Carlos Teixeira pessoalmente.
“Passei e Gostei!”. Sei que vou gostar muitas vezes.
https://www.facebook.com/RArts-671431162984082/

2 comentários

Deixar uma resposta