Sobre preguiça, poupar, milagres e outras coisas

Não parece mas este texto é sobre a nossa capacidade de poupar. Poupar recursos, dinheiro, tempo, energia, o corpo e – principalmente – a alma. Hoje deu-me para isto. Para parar e refletir sobre a forma como vivemos.
Leiam até ao fim pois isto não é publicidade. Os senhores desta empresa nem fazem a menor ideia que estou a escrever sobre eles.
Na verdade o objetivo nem é falar propriamente da empresa ou do seu negócio mas o que hoje aprendi com os seus colaboradores, sem perceberem o verdadeiro motivo porque estava a observá-los.
Já perdi a conta ao número de anos que sou cliente da StarWash. Sempre fui super bem atendida e o carro fica sempre impecável.
Tornei-me cliente pois preocupa-me que gastemos, de forma ridícula e desenfreada, os limitados recursos do nosso planeta.
Quando a StarWash surgiu em Portugal fiquei encantada com aquele minúsculo carrinho azul, com uma forma estranha, que continha pouquíssima água mas que permitia lavar tantos automóveis.
A verdade é que só hoje decidi parar, encostar-me a um canto e acompanhar todo o processo de lavagem e limpeza.
É absolutamente fascinante ver aqueles senhores trabalhar. Fazem verdadeiros milagres com umas gotinhas de água.
Que lição de vida me deram aqueles senhores, só por me deixarem ver o que estavam a fazer.
Hoje, porque decidi parar 15 minutos e simplesmente observar, aprendi que é possível limpar bem e poupar. Não apenas água, não apenas detergente, não apenas papel…
… percebi que, muitas vezes, gastamos recursos de mais porque somos preguiçosos. Não nos apetece pensar e não nos apetece empenharmo-nos.
Sim, porque ali percebi que poupar, seja no que for, implica estar mesmo empenhado na tarefa. Como aqueles senhores estavam. Completamente dedicados, empenhados, comprometidos, sem uma ponta de preguiça.
Ao sair dali tive uma epifania: poupar implica verdadeiro comprometimento.
Já escrevia Fernando Pessoa [Bernardo Soares]: “O milagre é a preguiça de Deus, ou, antes, a preguiça que Lhe atribuímos, inventando o milagre”.
“Passei, gostei!… e fiquei a pensar noutras coisas da vida.”

https://www.facebook.com/starwash.portugal/
http://www.starwash.pt


Deixar uma resposta