O título é forte mas este é o livro que todos devemos ler

Calma! Não estou louca. Por gostar tanto do nosso país é que considero que todos devemos ler este livro.
Antes de mais, dou os parabéns à autora, Marisa Moura, pela sua coragem e por toda a informação que recolheu.
Vamos então por partes.
Considero que “O que  é que os portugueses têm na cabeça?” deve ser lido por todos os portugueses mas temos que ter em consideração que ainda há muitos portugueses que não sabem ler. Esses, por isso, ficam obrigatoriamente excluídos.
Depois há os que sabem ler mas não conseguem interpretar um texto. Esses são muitos mais e, por essa razão, infelizmente também estão excluídos.
Há os que sabem ler, sabem interpretar mas que não tiveram formação suficiente, dentro e fora de casa, para perceber que este livro não é o resultado de opiniões mas sim de factos, pelo que vão julgá-lo à partida  e não se vão dar a menor hipótese de o ler.
Depois há uns quantos que vão ver este livro como um ótimo pretexto para atirar toda a sua fúria em relação à vida para cima da autora e aproveitar para só dizer mal.
Finalmente, haverá portugueses que, antes de criticar, vão ler o livro e tirar as suas próprias conclusões com o objetivo de contribuir para construir um Portugal melhor.
O que eu acho deste livro? Sabem o que são dores de crescimento? Para mim este livro é mesmo isso. Para crescermos, muitas vezes, temos que passar por momentos de dor. Por mais que isso custe.
Este livro é sobre nós, é para nós, portugueses. É a nós que deve interessar.
“Passei e gostei!” muito.

Deixar uma resposta