A profissão singular de João Miguel Cunha: Ensina e ajuda a pensar

João Miguel Cunha sabia que hoje era um dia especial para mim. Fez-me uma surpresa maravilhosa!!!
Licenciado em Ciências Psicológicas e frequência no Mestrado em Psicologia Clínica, João levou a sua formação e prática clínica para o contexto educativo e pedagógico, onde a cruza com a intervenção na educação artística e técnica. Desenvolve um trabalho muito importante para pessoas e empresas. Ensina e ajuda a pensar.
Com o João aprendo algo novo todos os dias.
Enviou-me este texto, a propósito dos três meses do blog, que não resisto a partilhar:
“Segunda-feira: passei na minha rua. Não gostei. Apanhei o metro. Não gostei.
Terça-feira: passei na minha rua e gostei. Apanhei o metro e gostei.
Segunda-feira estava aborrecido quando passei na minha rua. Segunda-feira, o metro avariou quando esperava por ele. Passei e não gostei.
Terça-feira acordei com energia e recebi uma boa notícia. Terça-feira o metro foi pontual e apareceu quase vazio. Passei e gostei.
Passar e gostar depende não só das coisas em si, mas também de nós próprios, do que sentimos, do que pensamos. Depende das pequenas variáveis que modificam um local ou um acontecimento de instante para instante. Há até um certo fator de sorte e azar no passar e gostar.
Por isso, é bom predispormo-nos a gostar quando tanto nós como as coisas em si, se alinham em momentos e circunstâncias favoráveis a serem gostadas. É bom colecionarmos experiências de “gostar”. Se não aproveitarmos os momentos em que podemos gostar, acumulamos experiências de aprendizagens do “não gostar”. O mundo que nos rodeia pode-se tornar um lugar sem lugar a ser gostado.
Todos os dias “passamos”. Sobretudo todos os dias, em qualquer lugar, a qualquer hora, passamos por momentos, por instantes. Momentos internos e externos. Todos os dias podemos dizer “passei e gostei”.
Cultivar as oportunidades de gostar, é cultivar bem-estar. Dizer “passei e gostei” é afirmar a nossa existência nas múltiplas oportunidades do bem-estar.”
www.linkedin.com/in/jo%C3%A3o-miguel-cunha-22245110a/
www.joaommcunha.wixsite.com/paginapessoal

Deixar uma resposta