A Pediatra

O que uma mãe ou um pai procuram num pediatra? Não posso falar pelos outros mas posso falar por mim.
Para além da prevenção de doenças eu procuro, em primeiro lugar, o alívio do sofrimento do meu filho. Logo de seguida, que esse processo seja feito com tato, carinho e dedicação. E, finalmente, que o pediatra não esqueça que os pais também estão a sofrer com o sofrimento dos filhos. Que os pais também precisam de uma palavra, de um amparo, de atenção e apoio.
Há quase sete anos que a presença de médicos pediatras é uma constante na minha vida. Posso, por isso, afirmar que já conheci muitos, com todo o tipo de personalidades.
Tenho a sorte ou o azar de, ao longo destes quase sete anos, ter conhecido apenas um que que nem consigo qualificar pois, se o fizesse, sairiam palavras muito feias.
Tirando essa infeliz exceção, como mãe, posso garantir que Portugal está muito bem representado em termos de médicos pediatras. Sobretudo em situações de urgência, que são as que melhor conheço.
Mas confesso que há, sem sombra de dúvida, uma médica pediatra – que conheci há um ano – que se destaca. Não é uma pediatra, é “a” Pediatra.
Conheci a Doutora Ana Carvalho em situação de completo desespero. Já tínhamos gasto todas as nossas economias e recursos na saúde do nosso filho. Já tínhamos corrido muitos hospitais públicos e privados, clínicas, muitos especialistas… e as respostas eram sempre as mesmas… e o meu filho estava cada vez mais debilitado.
Há precisamente um ano, liguei para o Hospital da Luz de Oeiras e, quase a chorar, expliquei a situação à rececionista.
Eu estava muito cansada. Tinha passado a noite em branco e, do outro lado, quem atendeu teve a sensibilidade para perceber que estava no limite das minhas forças, mentais e físicas.
Disse-me que, naquele momento, a  Senhora Doutora Ana Carvalho poderia atender-nos pois compreendia que se tratava de uma situação limite e, por isso, mesmo já sem vagas não hesitaria em, pelo menos, falar comigo.
Esse dia mudou a história da vida do meu filho e de toda a família. Ter conhecido a Doutora Ana Carvalho mudou, literalmente, a nossa vida.

Com o seu olhar abraçou-nos totalmente. Aliás, fá-lo sempre. Com a sua calma ajudou-me a perceber, de imediato e de forma clara, que havia soluções. Só precisávamos de dar tempo ao tempo, seguir e confiar nas suas indicações. 
Com o seu conhecimento, profissionalismo e experiência mudou a qualidade de vida do meu filho para muito melhor.
A Doutora Ana Carvalho é médica pediatra por vocação. Não tenho a menor dúvida. Executa o seu propósito de vida de forma exemplar, excepcional, extraordinária.
A cada dia que passa, ao longo destes doze meses, a minha gratidão aumenta, o meu respeito e admiração por esta grande Senhora é enorme.
A Doutora Ana Carvalho salva e cuida de pequenas vidas fazendo com que todos nos sintamos amados. Sim, amados. Não, não estou a empregar uma palavra forte de mais pois, quando se sente um determinado sentimento, é porque ele existe. Porque nos cuidados de saúde infantil também há espaço para o amor, pelas crianças e pelos pais. Com a Doutora Ana Carvalho percebi isso. Fez-me sentir isso.
Dizer que “Passei e Gostei!” é muito pouco, é absolutamente redutor. “Passei e…” devo uma grande parte da felicidade que vai no meu coração à Diretora do Departamento de Pediatria do Hospital da Luz, Doutora Ana Carvalho. O meu profundo e sentido agradecimento.
http://www.hospitaldaluz.pt/lisboa/pt/profissionais/medicos/pediatria/ana-castro-carvalho

Deixar uma resposta